Estimulação Elétrica Transcraniana - TDCS
Home » Estimulação Elétrica Transcraniana – TDCS
Tratamentos
- Estimulação Elétrica Transcraniana
TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO.
DRA. ALINE TURBINO
Estimulação Elétrica Transcraniana no Tratamento de Enxaqueca
A Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua (TDCS) é um método de neuromodulação utilizado para pacientes com dor crônica, fibromialgia e depressão.
Entre as diversas condições que também podem ser tratadas com a TDCS, estão a afasia (distúrbios neurológicos da fala), epilepsia, dores crônicas e sequelas de acidente vascular cerebral.
Esse método envolve a aplicação de estímulos elétricos de forma não invasiva e indolor em áreas específicas do córtex cerebral por meio de eletrodos colocados no couro cabeludo. Durante o procedimento, são utilizadas duas esponjas embebidas em soro fisiológico, uma com polaridade positiva (ânodo) e outra com polaridade negativa (cátodo).
As esponjas são conectadas a um estimulador de corrente contínua com uma voltagem de 1-2 miliamperes.
Em geral, um Tratamento para dor crônica ou para depressão consiste em 12 sessões, cada uma com duração de 20 minutos, podendo ser estendido para até 60 sessões, conforme necessário (Loo CK et al., 2012). Após a conclusão do tratamento básico, sessões adicionais podem ser programadas com frequência semanal ou quinzenal, dependendo da resposta do paciente.
Estimulação Elétrica Transcraniana
Neuromodulação Avançada: Descubra a Estimulação Elétrica Transcraniana (TDCS)