Enxaqueca com aura

Home  /  Enxaqueca com aura

Médicos e pacientes tem dificuldade de diagnosticar ou de descrever uma aura. Para nós especialistas é importante diagnosticar um indivíduo com enxaqueca com ou sem aura, pois pode influenciar nos tratamentos de escolha. Muitas vezes descrito como um “sinal de alerta”, o estágio de aura da enxaqueca é único, porque é experimentado apenas por 25 a 30% das pessoas com enxaqueca. 

O que é aura?

Aura é uma série de distúrbios sensoriais que ocorrem pouco antes, durante e menos comumente após uma crise de enxaqueca. Esses distúrbios variam desde ver faíscas, pontos brilhantes e ziguezagues até formigamento de um lado do corpo ou incapacidade de falar com clareza, e geralmente duram de segundos a 60 minutos.  

Tipos de aura

Aqueles que têm aura de enxaqueca podem ter uma série de sintomas, incluindo: distúrbios de visão: ver manchas, flashes, zig zags, estrelas ou mesmo perder de vista por períodos de tempo. Mudanças sensoriais: sensação de formigamento ou dormência no rosto, corpo, mãos e dedos. Problemas de fala ou linguagem: não é possível produzir as palavras certas, ou a fala sai arrastada ou ainda o paciente pode ter dificuldade de nomeação.

Como lidar com a aura?

Tratar a enxaqueca com a aura deve consistir em uma combinação de medicação aguda e preventiva. No entanto, se seus sintomas tiverem duração maior que 60 minutos ou não se resolver completamente, é necessária atenção médica. Se você tiver sintomas adicionais, como fraqueza em um lado do corpo, mudança de consciência ou nível de alerta, é hora de ver um médico.

Qual o perigo da aura?

A enxaqueca com aura também aumenta o risco de acidente vascular cerebral, por isso, tratar outros fatores de risco de AVC e evitar certos medicamentos é importante e deve ser discutido com seu neurologista.