Telefone:

(11) 4327-8323

Celular:

(11) 91365-5980

Whatsapp:

(11) 91593-6262

Toxina Botulínica Enxaqueca

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO.

DRA. ALINE TURBINO

Tratamento com botox para Enxaqueca Crônica

Em 2010, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o uso de Botox ou onabotulinumtoxin A para o tratamento da enxaqueca crônica, uma condição médica que afeta cerca de 3,2 milhões de americanos.

1. Como deve ser minha dor para poder utilizar o tratamento de toxina botulínica?

Os pacientes que sofrem de enxaqueca por mais de 15 dias por mês, durante pelo menos 3 meses, são candidatos ao Tratamento de Enxaqueca com toxina botulínica. Os dias de dor devem ser contados independentemente da intensidade.

2. Botox é uma toxina?

Botox é uma toxina, mas não é venenoso. A FDA concedeu total aprovação para o uso do produto no Tratamento de Enxaqueca crônica. A toxina botulínica é derivada da toxina bacteriana que causa o botulismo, mas é considerada segura nas doses administradas pelos médicos. Muitos outros medicamentos também são considerados toxinas e podem ser perigosos quando utilizados em doses inadequadas.

3. Como funciona o tratamento com toxina botulínica?

Quando injetada nos músculos da cabeça, face, occipital e ombros, a toxina bloqueia algumas reações neuroquímicas nas terminações nervosas que iniciam a cascata inflamatória desencadeadora da dor da enxaqueca. A eficácia do tratamento é observada aproximadamente uma semana após a aplicação, atingindo o pico de ação em cerca de seis semanas, com o efeito diminuindo em cerca de três meses. Embora a maioria dos pacientes sinta alívio das dores após a primeira aplicação, os melhores resultados podem ser percebidos após o segundo ou terceiro ciclo.

4. O que envolve o tratamento?

O tratamento completo com toxina botulínica para enxaqueca crônica requer uma série de pequenas injeções nas áreas da cabeça, face, occipital e ombros. São necessárias um total de 31 injeções, e o procedimento causa pouco desconforto. As aplicações podem ser repetidas a cada três meses.

5. Quais são os possíveis efeitos colaterais?

Quando realizado por um neurologista qualificado, as injeções geralmente são seguras. No entanto, podem ocorrer alguns efeitos colaterais. Cerca de 9% dos pacientes nos ensaios clínicos relataram ter dor de garganta temporária, e outras reações adversas podem incluir dor no local da injeção, inchaço temporário ou vermelhidão e, em casos extremos, fraqueza muscular e dificuldade para engolir.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem utilizar esse tratamento.

Toxina Botulínica Enxaqueca

Uma Abordagem Eficaz e Segura.