Cefaleia cervicogênica

Home  /  Cefaleia cervicogênica

O que é cefaleia cerviogênica?

A dor de cabeça cervicogênica é uma dor referida (dor percebida como ocorrendo em uma parte do corpo além da sua verdadeira fonte) percebida inicialmente na região cervical. A cefaléia cervicogênica é uma dor de cabeça secundária, o que significa que é causada por outra doença ou problema físico.

Qual a causa da cefaleia cervicôgenica?

No caso de cefaleia cervicogênica, a causa é uma desordem da coluna cervical e seus componentes elementos ósseos, de disco e / ou de tecidos moles. Existem inúmeras estruturas sensíveis à dor nas regiões cervical (parte superior do pescoço) e occipital (traseira da cabeça). A junção do crânio e as vértebras cervicais têm regiões que geram dor, incluindo o revestimento da coluna cervical, as articulações, os ligamentos, as raízes do nervo cervical e as artérias vertebrais que passam pelos corpos vertebrais cervicais.

Sobre as dores na região cervical

O termo dor de cabeça cervicogênica é comumente misto e não se aplica apenas a uma dor de cabeça associada à dor no pescoço; muitos distúrbios de dor de cabeça, incluindo a enxaqueca e dor de cabeça do tipo tensional, podem ter dor / tensão no pescoço associada.

Quais são os sintomas?

As pessoas com dor de cabeça cervicogênica geralmente apresentam uma redução do movimento de seu pescoço e piora da dor de cabeça durante o movimento ou quando aplicada pressão nestas regiões do pescoço. Pacientes com suspeita de ter dor de cabeça cervicogênica devem ser cuidadosamente avaliadas pelo médico para excluir outras causas primárias (tumores de fossa posterior) das dores de cabeça primárias (enxaqueca,cefaleia do tipo tensional) ou secundárias (lesões vasculares).

Como ter certeza se é dor de cabeça cervicogênica?

O  neurologista especialista utiliza ​​tanto para fins de diagnóstico como de tratamento o bloqueio anestésico, que além de aliviar a dor serve para confirmar o diagnóstico. 

Tratando a cefaleia cervicogênica

O tratamento para dor de cabeça cervicogênica deve visar a causa da dor no pescoço e varia dependendo do agende causador da dor (hérnia de disco, inflamação muscular). A terapia física e um regime de exercício contínuo geralmente produzem os melhores resultados. Outros casos podem precisar de múltiplos procedimentos anestésicos e cirurgias.