Dra. Aline Turbino

Telefone:

(11) 5051-1648

Telefone:

(11) 5051-1856

Whatsapp:

(11) 93091-7324

Cefaleia do tipo Tensional

  • Home
  • Cefaleia do tipo Tensional

Cefaleia do tipo Tensional

Saiba mais sobre este tipo de Dor de Cabeça.

Image hover effect image

Tipos de Dor de Cabeça.

Dra. Aline Turbino.

Sintomas

As dores de cabeça do tipo tensional geralmente duram de 30 minutos a sete dias. A dor é comumente descrita em ambos os lados da cabeça (bilateral), como “uma banda ao redor da cabeça”. A dor geralmente é leve a moderada e não piora com a atividade física rotineira, o que significa que a maioria das pessoas com dor de cabeça tipo tensional continuam suas atividades diárias normais apesar de ter a dor de cabeça. Esta dor, não é acompanhada de náuseas ou vômitos. 

Pode ser acompanhado por sensibilidade aumentada à luz ou ao som, mas não a ambos. É descrita como dor tipo peso ou aperto, sendo critério de exclusão para este diagnóstico se a dor se apresenta em pontadas ou latejante.

Diagnosticando a dor de cabeça do tipo tensional

Não há testes de diagnóstico para confirmar a dor de cabeça do tipo tensional. O diagnóstico é realizado através da revisão do histórico médico pessoal e familiar do paciente, do estudo dos sintomas e da realização de exame neurológico detalhado.

Tratamento da dor de cabeça do tipo tensional

A dor de cabeça do tipo tensional episódica pode precisar apenas de analgésicos e anti-inflamatórios. Às vezes, analgésicos combinados, incluindo a cafeína, podem ser mais eficazes; mas com uso freqüente, os efeitos colaterais, como piora das dores de cabeça podem aparecer. Os tratamentos agudos devem ser limitados a não mais do que duas vezes por semana, caso contrário eles podem produzir dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos e podem causar efeitos indesejáveis no fígado, rins, estômago e outros órgãos.

Se as dores de cabeça da cefaleia do tipo tensional forem frequentes, duradouras ou associadas a uma quantidade significativa de deficiência, recomenda-se o tratamento preventivo. As estratégias preventivas comumente utilizadas incluem medicamentos e tratamentos não medicinais para dor de cabeça, como biofeedback, relaxamento e terapia cognitivo-comportamental, acupuntura, terapia manual de massagem com fisioterapeuta especialista em dor.