Neuromodulação
Home » Neuromodulação
Tratamentos
- Neuromodulação
TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO.
DRA. ALINE TURBINO
Neuromodulação no Tratamento de Enxaqueca
Um conceito relativamente novo no Tratamento de Enxaqueca envolve o uso de dispositivos de neuromodulação. Embora ocasionalmente sejam chamados de estimuladores, esses dispositivos frequentemente têm o efeito de reduzir a atividade cerebral em vez de estimulá-la. Os dispositivos de neuromodulação podem ser elétricos, baseados em temperatura ou magnéticos, e, embora alguns deles sejam portáteis, alguns requerem intervenção cirúrgica.
Atualmente, existem três dispositivos de neuromodulação não invasiva que receberam a aprovação da FDA para o Tratamento de Enxaqueca e não são mais considerados experimentais. Cada um deles é rotulado como de “risco mínimo” pela FDA, o que significa que não são conhecidos nem esperados efeitos colaterais significativos.
No Brasil, o único dispositivo de neuromodulação para uso externo disponível é o Cefaly, que é aplicado temporariamente na testa e ativado diariamente por 20 minutos como parte do Tratamento para Enxaqueca preventiva. O estudo que levou à aprovação pela FDA demonstrou que uma parcela significativa de pacientes com enxaqueca que utilizou o dispositivo diariamente pelo período designado experimentou uma redução de pelo menos 50% nos dias de dor de cabeça.
O dispositivo Cefaly age eletricamente sobre o nervo trigêmeo, abordando a via da dor. Esse sinal é transmitido ao cérebro através das vias associadas à enxaqueca, resultando em uma diminuição na frequência dos dias com dor de cabeça.
Neuromodulação
A Revolução no Tratamento de Distúrbios Neuropsiquiátricos.