Fonoaudiologia

Qual o papel da fonoaudiologia no tratamento das dores de cabeça?
By Aline Turbino 4 anos ago
Home  /  Tratamentos  /  Fonoaudiologia

As alterações do equilíbrio do corpo podem manifestar-se de várias maneiras, dentre elas: sensação de tontura, desequilíbrio, instabilidade, desvio da marcha ao andar, dificuldade de fixação do olhar, acompanhadas ou não de náuseas ou vômito.

A enxaqueca pode acometer uma área cerebral chamada de sistema vestibular, que pode cursar com estes sintomas.

A enxaqueca vestibular apresenta desde vertigem/tonturas até sintomas auditivos como zumbido e sensação de ouvido tapado.

A reabilitação vestibular consiste em um tratamento feito com exercícios de compensação vestibular, habituação cerebral e manobras de reposicionamento.

A reabilitação vestibular pode tratar diversas doenças, como enxaqueca vestibular (migrânea vestibular), VPPB (vertigem posicional paroxísica benigna), hipofunção vestibular unilateral ou bilateral, síndrome de Menière, dentre outras disfunções centrais ou do labirinto.

Hoje em dia, esse tratamento tem sido considerado um dos métodos mais efetivos para tratar o paciente que sofre de tontura, sendo que 90% dos pacientes se beneficiam dessa técnica. O sucesso do tratamento depende da cooperação do paciente e de sua participação de forma ativa, o que leva a um resultado mais satisfatório e melhora na qualidade de vida

A conduta do tratamento depende da queixa de cada paciente, sendo preparado um plano terapêutico individualizado para cada um, normalmente acontecendo em sessões semanais no consultório e realização de exercícios diários em casa.

Fonoaudióloga- Carolina Caverni

Fonoaudióloga pela UNIFESP-SP, Especialista em Audiologia Clínica

Category:
  Tratamentos