Todos sabemos o quanto um quadro de dor pode interferir na nossa vida, seja desde uma dor de dente a quadros mais crônicos como uma enxaqueca, artrose entre outros. Mas o que seria dor crônica e como a psiquiatria poderia ser uma ferramenta fundamental no auxílio a este problema.
Dor crônica pode ser definida como aquela que dura a partir de 3 meses e pode ser continua ou recorrente. É a dor que persiste após ser resolvida a condição que a causou e afeta a qualidade de vida do indivíduo.
E quando a psiquiatria entra? Desde o início… uma boa avaliação psiquiátrica pode auxiliar no diagnóstico de doenças como depressão e ansiedade que são condições que podem alterar a forma como vivenciamos e sentimos os quadros de dor. Pode também avaliar a presença de outras comorbidades como transtornos de personalidade, uso de substâncias, hipocondria e outros quadros que podem necessitar de uma ajuda especializada para auxílio no controle do quadro de dor. Com isso a psiquiatria pode auxiliar tanto a terapia farmacológica com medicações quanto com psicoterapia. Muitas vezes psiquiatria e neurologia caminham juntas !
Médica psiquiatra